• 11 4125 3877 | 94785 7548 | 94785 7546

Quando trocar os pneus?

Quando trocar os pneus?

Como saber se está na hora de trocar o pneu?
Por lei, a altura mínima dos sulcos é de 1,6 milímetro. Abaixo disso, o pneu é considerado careca, devendo ser trocado imediatamente ou fica sujeito à apreensão do veículo. Para facilitar a identificação, existe um marcador de desgaste em relevo na base dos sulcos na banda de rodagem. Ele é chamado TWI e indica o momento certo de fazer a troca. Para localizar o marcador, procure por um triângulo ou pela sigla TWI na lateral do pneu. Siga, então, uma linha reta do triângulo até a banda de rodagem para localizar o marcador. Se ele estiver visível, significa que está na hora de fazer a troca.

10 coisas que você precisa saber sobre pneus:

1. Pneus runflat são dotados de uma tecnologia que, mesmo que totalmente esvaziados, podem rodar até 80 quilômetros e a uma velocidade máxima de até 80 km/h.

2. A velocidade do carro é calculada com base no número de giros do pneu. Por isso, se você alterar em mais de 3% o diâmetro externo do pneu, ocorrerá erro na marcação do velocímetro.

3. Segundo a resolução 292 do Contran, é proibido utilizar um conjunto de rodas e pneus que ultrapasse os limites externos dos para-lamas do veículo, assim como aumentar ou diminuir o diâmetro externo do conjunto pneu/roda.

4. Não está especificado no Código de Trânsito Brasileiro qual a punição para quem rodar com os pneus carecas. Contudo, essa situação se enquadra no artigo 230 que considera infração grave conduzir o veículo “em mau estado de conservação, comprometendo a segurança”, sujeita a multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH, além de retenção do veículo para regularização.

5. Nunca rode com um pneu furado, pois isso pode tornar inviável o seu reparo. Além disso, só podem ser reparados danos na faixa de rodagem e com furo de até 6,5 mm. Se houver danos na lateral do pneu, ele deverá ser trocado.

6. Não existe uma medida exata sobre a vida útil de um pneu, mas especialistas estimam entre 30 mil e 70 mil quilômetros. Entretanto, isso depende do uso do veículo.

7. Nunca substitua somente um pneu. O correto é trocar ao menos os dois pneus do mesmo eixo. Nesse caso, as fabricantes recomendam sempre colocar os dois pneus novos no eixo traseiro, independente do tipo de tração, para não comprometer a estabilidade e a segurança em solos escorregadios.

8. Rodar com os pneus com a pressão errada causa o desgaste irregular da borracha. Pneus cheios demais desgastam prematuramente a parte central e ficam mais suscetíveis a impactos, enquanto pneus murchos desgastam primeiro as bordas e o ombro (a lateral que não faz parte da faixa de rodagem), além de aumentar o consumo de combustível.

9. Pneu remold e recauchutado não são a mesma coisa. Os remold tiveram toda a sua estrutura raspada, de talão a talão. Já os recauchutados têm apenas a banda de rodagem raspada para refazer os sulcos.

10. Frear ou arrancar bruscamente, fazer curvas em alta velocidade, rodar muito tempo em alta velocidade, subir ou descer desníveis como guias ou raspar o pneu no meio-fio são atitudes que reduzem a vida útil do pneu.

Sobre o autor

Comentar

Club Car Premium

A Club Car está no mercado há 35 anos.

Estamos prontos para atender suas necessidades Aqui você encontra uma Equipe comprometida com o cliente, a melhor qualidade de atendimento, comodidade e rapidez. Aguardamos sua visita.

Horário

  • Segunda-Feira  08:30 - 17:00
  • Terça-Feira  08:30 - 17:00
  • Quarta-Feira  08:30 - 17:00
  • Quinta-Feira  08:30 - 17:00
  • Sexta-Feira  08:30 - 17:00
  • Sábado  09:00 - 12:00
  • Domingo  Fechado

Atendimento aos DOMINGOS e FERIADOS mediante AGENDAMENTO.

Contatos

© Club Car Premium 2023 | Todos os direitos reservados.